Apesar do Unity ter sido projetado para evitar a colocação de ícones de
programas na área de trabalho é possível que algumas pessoas ainda
queiram organizar os seus programas desta forma, então vamos te mostrar
como fazer esta tarefa realmente simples.
Veja como os ícones dos programas na área de trabalho do Ubuntu
Particularmente prefiro usar uma área de trabalho sem os ícones dos
programas, apenas com pastas e arquivos que por ventura eu esteja
trabalhando, mas sei que muitas pessoas gostam de colocar atalhos dos
programas que instalam na área de trabalho.
Tenho a impressão de que o Unity (interface do Ubuntu) não foi projetado
para este tipo de coisa pois o ato de colocar atalhos na área de
trabalho pela interface gráfica não ficou "tão na cara" assim, e se
formos parar para pensar, colocar atalhos na área de trabalho é uma
coisa meio Windows XP, meio retrógrada.
Mesmo assim, cada um tem suas preferências e em alguns casos isto pode ser útil, então vejamos...
Colocando os ícones na área de trabalho
Assim como é no Mac existe um diretório que carrega todos os atalhos das aplicações e ele fica neste endereço:
/usr/share/applications
Então o que você deve fazer é abrir o gerenciador de arquivos Nautilus e navegar até esta pasta, você pode fazer isso de várias maneiras:
1 - Clicando pelas pastas
1.1 - Clique em Computador
1.2 - Clique na pasta USR
1.3 - Clique na pasta SHARE
1.4 - Clique na pasta APPLICATIONS
2 - Acessando diretamente pela barra de endereços
2.1 - Abra o Nautilis
2.2 - Pressione as teclas Ctrl+L
2.3 - Digite ou cole o caminho /usr/share/applications
De qualquer forma você chegará nesta pasta onde os atalhos dos programas estão:
Para criar o atalho na área de trabalho é muito simples, clique com o
botão direito sobre o ícone do programa que você quer no desktop, clique
em "Copiar para..." e selecione a área de trabalho, pronto.
Com essa dica você pode colocar todos os ícones que quiser, não é legal?
Até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário