Linux térmica Daemon ( thermald ) é uma ferramenta desenvolvida pela Open Source Technology Center da Intel que monitora e controla a temperatura da CPU, evitando o superaquecimento.
Thermald tenta impedir a CPU de superaquecimento, sem um impacto significativo no desempenhousando algumas funções específicas da Intel disponíveis no Kernel Linux. De acordo com o Ubuntuwiki , thermald pode usar Controle de Refrigeração:
- ativa ou passiva dispositivos de refrigeração conforme apresentado na sysfs
- o motorista Executando Limite de Potência Média (RAPL) (SandyBridge para cima)
- o motorista de frequência de CPU Intel P-estado (SandyBridge para cima)
- o controlador da CPU freq
- o driver Intel PowerClamp
Vale a pena mencionar que thermald aplica vários métodos de resfriamento somente quando a temperatura atinge um certo limite , de modo que você pode não notar a diferença ao usá-lo se o seu laptop não costuma ficar muito quente.
Eu não poderia encontrar qualquer informação sobre o que os processadores são suportados por thermald em sua página oficial, mas de acordo com um Debian wiki entrada, é apoiado para suportar Intel Sandy Bridge e CPUs mais recentes somente. Além disso, de acordo com um bugrelatório, thermald é buggy / não suporta adequadamente Haswell.
Por padrão, thermald é executado no modo de configuração zero para que depois de instalá-lo, você não precisa Configura qualquer coisa no entanto, se a configuração ACPI é buggy ou você quer apenas ajustar-lo adicionando mais sensores e dispositivos de resfriamento, você pode editar o arquivo de configuração XML thermald, localizado sob /etc/thermald/thermal-conf.xml Para obter mais informações sobre isso, consulte a página do termo-conf.xml ("homem-térmico conf.xml")
Como habilitar intel_pstate no Ubuntu 14.04 e mais recente
Isto é para Ubuntu 14.04 e mais recente única! Não usá-lo em versões mais antigas do Ubuntu ou você pode encontrar vários problemas (veja abaixo).
Embora não seja obrigatório, thermald deve funcionar melhor se Intel P-estado está habilitado. Intel P-estado não está habilitado por padrão no Ubuntu 14.04, mas você pode habilitá-lo facilmente (pelo que eu li, ele é ativado por padrão no Fedora, OpenSUSE e Arch Linux por exemplo).
intel_pstate é um novo driver de escala de energia para os modernos processadores da Intel (Intel + suporta processadores SandyBridge). De acordo com Arjan van de Ven da Intel (para mais informações, ver os comentários que ele postou AQUI ), ondemand não deve ser mais usado e, ao invés, os processadores Intel modernos deve usar Intel P-estado.
No Ubuntu, pState é desabilitada por padrão porque ele não funcione corretamente um tempo atrás. Parece que as questões que resultaram em intel_pstate ser desabilitado por padrão no Ubuntu foram fixados, mas pState ainda não está habilitado por padrão no Ubuntu 14.04.
Observe que, embora eu não encontrar quaisquer problemas no meu laptop rodando Ubuntu 14.04 com intel_pstate habilitado e pelo que eu li, ele funciona também para os outros, ele pode não funcionar corretamente para você, para usá-lo em seu próprio risco e somente habilitá-lo se você sabe como desativá-lo no caso de algo der errado!
1. Para ativar intel_pstate no Ubuntu 14.04 (apenas habilitá-lo se seu laptop está usando Sandy Bridge CPUs Ivy Bridge ou), edite o etc / / default / grub arquivo de configuração com um editor de texto como root - Vou usar Gedit abaixo:
gksu gedit /etc/default/grub
E para "GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT =" (que é na linha 11 no meu sistema), adicione "intel_pstate = permitir", como este:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash intel_pstate=enable"
Certifique-se de que você mudou o grub etc / / default / arquivo adequadamente ou então o seu sistema pode falhar o arranque! Assim que estiver pronto, salve o arquivo e atualizar Grub:
sudo update-grub
2. Reinicie o seu sistema e para verificar se intel_pstate está habilitado, execute o seguinte comando:
cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_driver
O comando acima deve retornar "intel_pstate". Para ser capaz de usar a "cpupower" comandos abaixo, você precisará instalar "linux-tools-comum" e "linux-tools-genérico":
sudo apt-get install linux-tools-common linux-tools-generic
Outra forma de verificar se a Intel P-Estado está habilitado é usando o seguinte comando:
cpupower frequency-info
E a saída deve ser algo como isto:
análise CPU 0:
motorista: intel_pstate
CPUs que funcionam na mesma freqüência hardware: 0
CPUs que precisam ter sua frequência coordenada pelo software: 0
máximo de latência de transição: 0.97 ms.
limites de hardware: 800 MHz - 3.10 GHz
disponíveis governadores cpufreq: desempenho, economia de energia
política atual: a frequência deve ser dentro de 800 MHz e 3,10 GHz.
O governador "performance" pode decidir qual velocidade para usar
dentro desta gama.
aumentar o apoio do Estado:
Suportado: sim
Active: yes
25500 MHz max turbo quatro núcleos ativos
25500 MHz max turbo 3 núcleos ativos
25500 MHz max turbo 2 núcleos ativos
25500 MHz max turbo 1 núcleos ativos
Se a Intel pState não está habilitado após seguir os passos acima, isso provavelmente significa que sua CPU não suporta intel_pstate assim que você deve desativá-lo (basta remover "intel_pstate = permitir que" a partir de / etc / default / grub e executar "sudo update- grub ").
3. Com intel_pstate, existem apenas dois governadores cpufreq: desempenho e economia de energia (não há "ondemand"). No meu teste, o governador "powersave" ofereceu resultados significativamente melhores e é isso que eu recomendo. Então tente o modo de economia de energia em primeiro lugar, e somente se você não estiver satisfeito com os resultados, mude para o desempenho.
Você pode alternar entre a "performance" e "powersave" governadores intel_pstate manualmente usando os seguintes comandos:
- Use o "powersave" governador intel_pstate cpufreq:
sudo cpupower frequency-set -g powersave
- Utilizar a "performance" governador cpufreq intel_pstate:sudo cpupower frequency-set -g performance
Você pode ver o governador cpufreq atualmente ativo usando o seguinte comando:
cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_governor
4. Se você quiser fazer a "economia de energia" default governador em Ubuntu (usando os comandos acima comandos, as configurações são perdidas após a reinicialização), em primeiro lugar instalar cpufrequtils:
sudo apt-get install cpufrequtils
E, em seguida, editar o /etc/init.d/cpufrequtils arquivo e mudar GOVERNADOR a "economia de energia" (GOVERNADOR = "powersave"). Você pode fazer isso automaticamente usando o seguinte comando:
sudo sed -i 's/^GOVERNOR=.*/GOVERNOR="powersave"/' /etc/init.d/cpufrequtils
Para reverter esta alteração e defina o governador de volta ao padrão (que é "ondemand" e que não está disponível para Intel P-Estado, mas eu estou adicionando esta informação no caso de você não quiser usar Intel P-Estado mais) , use o comando a seguir:
sudo sed -i 's/^GOVERNOR=.*/GOVERNOR="ondemand"/' /etc/init.d/cpufrequtils
Também vale a pena mencionar que TLP suporta Intel P-Estado.
Instale thermald
Thermald disponível nos oficiais Ubuntu 14.04 e 14.10 repositórios. Para instalá-lo, use o seguinte comando:
sudo apt-get install thermald
Thermald deve iniciar automaticamente.
Update: para o Ubuntu 14.04, você pode instalar a última Thermald portado a partir do Ubuntu 14.10 usando a WebUpd8 Backports PPA . Ou você pode baixar manualmente o deb de AQUI .
Thermald não está disponível para versões mais antigas do Ubuntu, mas você pode compilá-lo a partir de fonte . Arch Linux os usuários podem instalar thermald via AUR . Para outras distribuições de Linux, procurar Thermald em repositórios de sua distro ou compilá-lo a partir de fonte .
Mais info / referências:
- https://01.org/linux-thermal-daemon/documentation/introduction-thermal-daemon
- https://wiki.debian.org/thermald
- https://wiki.ubuntu.com/Kernel/PowerManagement/ThermalIssues
- https://github.com/01org/thermal_daemon
0 comentários:
Postar um comentário