Um hack curioso é capaz de fazer alguns apps Android rodarem no Chrome. O truque permite que qualquer aplicativo do sistema móvel funcione em PCs com Windows, Linux, computadores Mac OS e qualquer plataforma com suporte ao Google Chrome. Criado pelo desenvolvedor vladikoff, o ARChon Custom Runtime elimina limitações e funciona como uma extensão do navegador de Internet.
Hack no Google Chrome faz qualquer computador virar um Chromebook (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
Vale lembrar que os aplicativos desenvolvidos para Android não são suportados oficialmente em outros sistemas operacionais e que o processo se trata de um truque no Google Chrome. A execução pode não ser tão simples ou livre de erros. É preciso ter instalado o Google Chrome 37 ou versão superior.
Outro obstáculo é de que o plugin não deixa que os APKs dos aplicativos sejam instalados diretamente no navegador, sendo necessário converter cada APK em extensão para Chrome. O desenvolvedor está executando essa tarefa e já disponibilizou alguns arquivos mais populares para download.
saiba mais
Mas, também é possível fazer o trabalho por conta própria, basta seguir as orientações a seguir. Vale ressaltar que o ARChon Custom Runtime substitui o ARC original, sendo necessário desinstalar a versão não oficial e reinstalar o original para voltar a usá-lo se quiser.
Não acesso algumas páginas. É vírus? Veja no Fórum do TechTudo.
Instale o ARChon Custom Runtime
O primeiro passo para transformar um APK em extensão do Chrome é baixar a versão do ARChon Custom Runtime para seu sistema, o que pode ser feito no GitHub (github.com). Depois, descompacte o arquivo e então abra o Chrome. Entre no menu do navegador, selecione “Configurações” e “Extensões”.
Depois, marque a caixa “Modo do desenvolvedor”, no canto superior direito. Clique no botão “Carregar extensão expandida”, selecione a pasta que contém o ARChon descompactado e clique em “Ok”.
Arquivo descompactado inserido como extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Poderá aparecer uma mensagem relatando um aparente erro em vermelho, conforme apresentado na imagem acima. Elas são normais e não interferem no funcionamento do plugin na sequência.
Instalando um aplicativo Android
Antes de mais nada, é importante destacar que o procedimento ainda é muito recente, e alguns apps apresentam falhas ao operar no Chrome. O erro não é do desenvolvedor da aplicação, uma vez que o ARChon é um hack e trabalha em cima de uma vulnerabilidade do ARC para Google Chrome.
Vários usuários têm ajudado na criação de uma lista (docs.google.com/spreadsheets/d/) que diz quais apps funcionam bem no navegador e quais não. Nela, constam links para baixar o APK do app, que também podem ser vistos em fóruns específicos, como este (reddit.com/r/chromeapks), do Reddit.
Para este artigo, usamos o APK do Evernote. Contudo, você pode fazer o download de qualquer outro APK de apps, verificando o funcionamento na tabela do fórum.
Após baixar o arquivo, descompacte-o. Inclua ele como pluging do Chrome, repetindo o procedimento realizado com o ARChon – ou seja, através do botão “Carregar extensão expandida” na área de “Extensões”. Ao entrar na sua página de apps do Chrome, perceba que o ícone do aplicativo adicionado estará lá na página inicial do Google Chrome - neste exemplo, o do Evernote.
Destaque para ícone do app adicionado como extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Clique no ícone para abrir a aplicação. Ela será apresentada como no Android, basta você entrar com login e senha para usá-la normalmente, como você já faz no seu smartphone ou tablet Android.
Versão do Evernote para Android rodando no Windows 8 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Vale lembrar que, recentemente, o Google divulgou uma lista com os primeiros apps Android que foram adaptados para Chrome OS, sistema operacional de nuvem que roda nos Chromebooks. São eles:Duolingo, Evernote, Sight Words e Vine , que dão início a um projeto que promete ser bem mais extenso e incluir outros desenvolvedores aproximando celular e computador; vale esperar pelas novidades.
Via Arstechnica
0 comentários:
Postar um comentário